PreĢmio APPEUC 2011:12

O tema desta edição “Uma História de Emigração”, permite-te contar, em português, a história de um emigrante que conheças e admiras. Pode ser uma pessoa da tua família; o trabalho pode ser apresentado em prosa ou poesia e na forma de ensaio, biografia, entrevista, etc. e conter vídeo e audio. Pede a ajuda do teu professor e mãos ao trabalho. (Descarrega aqui a Ficha de participação)


REGULAMENTO

CONCURSO LITERÁRIO/TRABALHOS ESCOLARES

 Concurso de trabalhos escolares “Uma História de Emigração”
APPEUC, SATA, DRC Açores

1 – Do Concurso
1 – O concurso é uma iniciativa da Associação de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá, em parceria com a SATA Açores e a Direcção Regional das Comunidades
2 – O concurso destina-se a alunos das escolas comunitárias portuguesas dos Estados Unidos e das escolas secundárias do ensino oficial americano com cursos de língua e cultura portuguesas, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, à data da abertura do concurso (Fevereiro 2012)
3 – A única responsabilidade da APPEUC é a organização do concurso nas escolas dos Estados Unidos e o anúncio dos vencedores, que serão selecionados por um júri a designar.
4 -  É da responsabilidade da SATA oferecer as viagens aéreas entre Boston e os Açores em data a designar pela transportadora, em número de seis para os alunos e duas para os professores.
5 - A DRC responsabiliza-se pelo alojamento, refeições e acompanhamento da estadia dos premiados e os professores que os acompanham.
6 – O Concurso decorre de 1 de Fevereiro a 21 de Maio de 2012.
7 -  Os premiados serão anunciados pela APPEUC durante a primeira semana de Junho de 2012 na sua página na Internet e na imprensa comunitária dos Estados Unidos e dos Açores
2 – Dos Participantes e dos Trabalhos
1 – O Concurso é aberto a alunos das escolas comunitárias portuguesas dos EUA e escolas secundárias do ensino oficial americano com cursos de língua e cultura portuguesas, com idades superiores a 12 anos e até aos 17.
2 – O tema do concurso deste ano é “Uma História de Emigração”, em inglês “An Immigration story”.
3 – Para participar os candidatos devem descarregar o boletim de inscrição na página appeuc.org e devolvê-la, completamente preenchida, com o seu trabalho para APPEUC, Po Box 5453 Newark, NJ 07105, até ao dia 21 de Maio de 2012, em envelope fechado.
4 – Cada concorrente pode apenas participar com um trabalho.
5 – Os trabalhos deverão ser inéditos, escritos em língua portuguesa sob a forma de texto em prosa ou poesia com a possibilidade de anexar registos em suporte vídeo e áudio, ou apresentação multimédia. O texto deve ser obrigatoriamente dactilografado.
6-  Não serão aceites trabalhos com a identificação incompleta.
7 – Os premiados serão seleccionados em 2 categorias: escolas comunitárias e escolas do ensino secundário americano.
9 – Em cada categoria serão atribuídos 3 prémios para os 1º, 2º e 3º melhores trabalhos.
10 – Os prémios serão 1 viagem aos Açores para o aluno vencedor, com estadia completa, sendo da inteira responsabilidade dos pais certificar-se que o aluno possui passaporte e autorização para sair e entrar no país. A autorização de viagem assinada pelo pai deve ser autenticada pelo notário.
11 – O júri será constituído por professores de Português do ensino comunitário e americano, a designar pela APPEUC, e das suas decisões não haverá apelo.
12 – A classificação será atribuída em função dos seguintes critérios de avaliação:
       -           Respeito da ortografia, morfologia, léxico e sintaxe
       -           clareza e originalidade da linguagem
       -           relevância do projecto na promoção da Língua e Cultura Portuguesas
13 – Os prémios são apenas a viagem aérea oferta da SATA Açores entre Boston e Ponta Delgada e regresso, e a estadia de uma semana na ilha de S. Miguel, da responsabilidade da Direcção Regional das Comunidades. Não haverá qualquer outro pagamento em dinheiro ou sob outra forma.
14 – A organização reserva-se o direito de não atribuir os prémios se a qualidade dos trabalhos não satisfizer as exigências do júri.
15 – A organização não se responsabiliza por extravio de projectos enviados por correio.
16 – A participação neste concurso implica a aceitação deste regulamento na sua totalidade.
17 – Com a entrega do boletim de inscrição, cada concorrente autoriza a publicação e a utilização do seu nome, endereço e imagem, renunciando expressamente a todos os direitos e indemnização que de tal publicação e utilização pudessem resultar.
 
3 – Da Responsabilidade da organização e dos Participantes
1 – A APPEUC apenas organiza e divulga o concurso e anuncia os trabalhos vencedores, não se responsabilizando pelas viagens aéreas ou estadia nos Açores nem qualquer outra responsabilidade civil.
2 –  A APPEUC, a SATA e a DRC não se responsabilizam por acidentes na viagem ou durante a estadia nos Açores, pelo que é da responsabilidade dos pais ou tutores apresentarem seguros de viagem, de saúde e acidentes pessoais.
3 – Ao assinar a ficha de participação, o concorrente, e os seus pais e/ou encarregados de educação legais, declaram que aceitam o seguinte:
“Declaro que conheço o regulamento do concurso e que aceito todas as regras, nomeadamente ilibando a APPEUC e seus directores de toda e qualquer responsabilidade civil ou criminal relacionada com as viagens e estadia oferecidas no âmbito do concurso. O participante e/ou os seus pais declaram ainda que reconhecem a existência de riscos na viagem e que os assumem na sua totalidade ao assinarem esta ficha de participação no concurso, prescindindo dos seus direitos de intentarem acção civil ou criminal contra a APPEUC e seus directores, autorizando a DRC a obter tratamento médico se ele for necessário durante a estadia nos Açores. Declaro que tomei conhecimento que a viagem aérea oferecida pela SATA é para o percurso Boston-Ponta Delgada, sendo da minha responsabilidade o transporte para o aeroporto de Boston. Declaro ainda que sou autor do trabalho apresentado e que este é  inédito e original. Responsabilizo-me pela sua autoria e autorizo a sua divulgacão pela organização”.
4 – Os caso omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão tripartida do Concurso — APPEUC, SATA e Direcção Regional das Comunidades Açorianas.