Pasted Graphic


As conclusões do XXII Encontro de Professores dos Estados Unidos e Canadá

O XXII Encontro de Professores de Língua Portuguesa nos Estados Unidos e Canadá, subordinado ao tema “Da língua Portuguesa e das suas ilhas de abrigo" realizado
na Praia da Vitória, ilha Terceira de 3 a 6 de Julho, com a parceria da Direção Regional das Comunidades, Governo dos Açores, proporcionou a reflexão, a aprendizagem
sobre os Açores e o apuramento de várias ideias e contributos, que se prendem com o Ensino de Português nos países dos participantes deste Encontro. 
 
1.  Neste encontro os docentes tiveram oportunidade de aprender formas pedagógicas de ensinar a língua portuguesa como língua estrangeira e de incorporarem elementos da cultura açoriana nas suas aulas. 
2.  Mais uma vez debateu-se a situação da língua portuguesa no continente norte-americano, concluindo-se que há que salvaguardar a língua portuguesa como veículo principal para passar o nosso legado cultural às novas gerações. Há que lançar uma campanha de promoção abrangente junto de todas as comunidades que compõem o mosaico cultural norte-americano, em colaboração com todos os países lusófonos.
3.  Que se utilize as novas tecnologias para partilhar metodologias, técnicas e atividades nas salas de aula de língua e cultura portuguesas no continente norte-americano.
4. Que se criem oportunidades entre os docentes que ensinam português no continente norte-americano  e os docentes da Região, no sentido de se promover intercâmbios entre os alunos e os docentes, utilizando as tecnologias, incluindo as várias redes sociais.
5.Que se continue a trabalhar no sentido de nas aulas americanas e canadianas haver uma noção clara sobre a açorianidade, fomentando oportunidades para que os professores do ensino primário e secundário, nas áreas das humanidades e das ciências sociais, tenham conhecimento das ferramentas existentes no arquipélago. 


Agradecimentos
A coordenação do XXII encontro agradece a alto patrocínio do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, o apoio da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD), da Porto Editora, do Instituto Camões, da Câmara Municipal da Praia da Vitória e da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. Agradecemos ainda a colaboração SATA, da TAP, do Museu de Angra do Heroísmo e desta casa que nos recebeu de braços abertos, a Academia das Artes e Juventude de Ilha Terceira. Agradece-se aos órgãos de comunicação dos Açores e das Comunidades na América do Norte, a divulgação deste encontro, e de uma forma especial, À Rádio voz dos Açores pela transmissão em direto de todos os trabalhos deste encontro, transmissão que foi seguida por muitos colegas no Canadá e nos Estados Unidos.


Praia da Vitória, 5 de Julho de 2014