XVI Encontro e Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá
Faial, Pico e S. Jorge, Julho de 2008
CONCLUSÕES

O XVI Encontro de Professores de Língua Portuguesa dos Estados Unidos e Canadá, subordinado ao tema “Os triângulos da Língua”, realizado nas ilhas de Faial, S. Jorge e Pico, entre 19 e 23 de Julho de 2008, proporcionou a reflexão e o apuramento de várias ideias e contributos relacionados com o Ensino de Português nos países dos participantes.

Os docentes tiveram oportunidade de apreender formas pedagógicas sobre o ensino da Língua, incorporando a geografia, a história e a cultura dos Açores nas suas aulas.

Mais uma vez, se debateu a situação do ensino da Língua portuguesa no continente norte-americano e se concluiu que há a necessidade de implementar uma estratégia comum, que inclua todos os níveis de ensino, desde o integrado às escolas comunitárias e universidades, através de coordenadores que conheçam a realidade específica deste espaço da diáspora portuguesa.

Para a prossecução destes objectivos, é necessário continuar a apostar no ensino comunitário, a par do ensino integrado, através de protocolos com associações ou outras entidades que promovam o ensino do português junto das comunidades como, aliás, prevê a Lei do EPE.

Deve apoiar-se, através de contratação, o destacamento de professores de português formados em Portugal ou nas comunidades, para leccionarem na rede de escolas comunitárias, ou no ensino integrado, à semelhança do que acontece actualmente na África do Sul.

Os associados presentes neste Encontro decidiram:

— A APPEUC deverá ser parceira na discussão dos métodos para o ensino do português;

— que sejam admitidos na associação os professores de origem Portuguesa que leccionem outras disciplinas, para que esta possa congregar quantos estão no sector do ensino público e privado nos EUA e Canadá.

A Comissão Organizadora deste Encontro solicita à entidade que tutela o Ensino de Português no estrangeiro para que tenha em consideração as sugestões agora apresentadas, já que os participantes assumem o compromisso de as respeitarem.

Horta, 23 de Julho de 2008